Fazer bacalhau depende de aprender a escolher uma boa peça ainda no mercado. Afinal, trata-se de uma iguaria extremamente delicada no sabor e no condicionamento. Mas não se assuste, com duas dicas preciosas você não vai errar: observe se o bacalhau está seco inclinando-o horizontalmente.
Quanto mais curado estiver, maior a garantia de preservação. Além disso, o bacalhau deve estar bem escovado, se apresentar manchas escuras não leve.
Feito isso, as receitas variam dependendo a região e a cultura. Vale lembrar que antes de fazer o bacalhau, você deve dessalgar a carne. Para isso, basta colocá-lo em um recipiente com água, deixando escorrer sob a torneira (levemente aberta) por alguns minutos.
Depois disso, a dica é deixar o peixe perder o sal dentro da geladeira, o que evitará odores desagradáveis e irá garantir um sabor muito melhor. Dependendo o tamanho do bacalhau, a carne deverá ficar até 24 horas em processo de dessalgue, mas não se apresse – essa fase é fundamental para fazer um bom bacalhau.
A pele pode ser retirada antes de dessalgar. Após esse processo, o ideal é não ferver o peixe, cozinhando-o sempre em fogo baixo para sustentar o sabor. Especialistas no preparo desse prato recomendam, ainda, que o bacalhau pode ficar até 2 horas submerso no leite ou em misturas de azeite e coentro.
Por fim, para fazer um bacalhau de qualidade, deve-se sempre priorizar a qualidade dos ingredientes. Trata-se de um prato especial, geralmente consumido em momentos especiais, portanto vale caprichar.
Deixe uma resposta